Terminou em festa, na noite do passado Sábado, dia 3 de Março, a XIV edição do Concurso Nacional de Teatro, com a realização da respectiva Gala de Encerramento, que decorreu nas instalações do Theatro Club de Póvoa de Lanhoso.
Numa noite cheia de emoções, conduzida por José Teles, pautada com intervenções humorísticas bastante divertidas por parte da actriz Sónia Sousa, e intervalos musicais brilhantemente conduzidas pelo quinteto da Banda Musical de Calvos, o grande vencedor do Concurso Nacional de Teatro de 2018,distinguido com o Prémio "Ruy de Carvalho" para Melhor Espectáculo, foi o Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal, com o espetáculo "Brincadeiras".
A cerimónia contou, mais uma vez com a honra da presença do próprio mestre, o patrono do Concurso Nacional de Teatro, Ruy de Carvalho, que procedeu à entrega do Prémio para o Melhor Espectáculo ao respectivo vencedor. Posteriormente o lendário actor festejou com todos os presentes na cerimónia o seu 91º aniversário recentemente celebrado.
Regressando aos prémios, o espectáculo mais galardoado, com um total de 7 prémios, inclusive de Melhor Espectáculo foi "Brincadeiras" pelo Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal. Espectáculo encenado por Cláudio Hochman, que levou inclusivamente para casa o galardão de Melhor Encenação. O espectáculo venceu ainda nas categorias dos Prémios"Orlando Worm" para Melhor Desenho Luz (João Lacueva), Melhor Sonoplastia (Bernardo Beja e Duarte Molarinho), Melhor Interpretação Masculina Secundária (Mário Filipe), e Principal (Rui Leitão).
As restantes categorias a concurso, num total de 3, foram repartidas pelos seguintes espectáculos:
- Prémio de Melhor Guarda Roupa foi atribuído a Maíra Ribeiro, pelo espectáculo "António - Um Nome, Dois Mundos" da Associação Social Cultural dos Funcionários da CMPL;
- Prémio de Melhor Interpretação Secundária Feminina foi atribuído a Lígia Bugalho, pelo espectáculo "Maria, Senhora de Mim" do Pateo das Galinhas - Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz;
- Prémio de Melhor Interpretação Principal Feminina foi atribuído a Ana Graça, pelo espectáculo "Restos" do CCDTML – Centro Cultural e Desportivo os Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa .
Este ano o Prémio Prestigio e Personalidade "Fundação INATEL", atribuído pela organização do Concurso Nacional de Teatro a uma personalidade ou entidade cujo percurso e trabalho dignifique o teatro e a cultura, foi entregue a João Barros, como tributo a uma vida dedicada ao teatro e à cultura, especificamente na área da cenografia.
O Prémio Maria da Fonte, prémio atribuído pelo público que acompanhou os diversos espectáculos do certame, foi entregue ao Grupo Cultural e Recreativo Nun´Alvares (Teatro Vitrine), de Fafe, pelo seu espetáculo "O Mais Longo Verão".
A Gala de Encerramento do Concurso Nacional de Teatro 2018, ficou completa com a entrega, por parte da FPTA, do Prémio Ibéria 2018, ao grupo de teatro “GAT - Grupo Alhama de Teatro” de Corella (Navarra) pelo espetáculo “Cásina”.
O Prémio Ibéria é destinado a galardoar uma produção de um grupo associado da Confederación Escenamateur. Congenere espanhola da FPTA - Federação Portuguesa de Teatro.
Em baixo a foto de família com os vencedores do CONTE 2018 e a lista completa dos premiados.
O Júri da XIV edição do Concurso Nacional de Teatro composto por Odair Gomes (Município de Póvoa de Lanhoso), Rui Sérgio (Fundação INATEL) e Sara Pereira (Federação Portuguesa de Teatro), decidiu atribuir as seguintes premiações:
Prémio “Orlando Worm” para Melhor Iluminação
João Lacueva
Brincadeiras
Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal;
Prémio para Melhor Ambiente Sonoro
Bernardo Beja e Duarte Molarinho
Brincadeiras
Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal;
Prémio para Melhor Cenografia
Cláudio Hochman
Brincadeiras
Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal;
Prémio para Melhor Guarda-Roupa
Maíra Ribeiro
António – Um Nome Dois Mundos
Ass. Soc. Cultural dos Funcionários da CMPL;
Prémio para Melhor Interpretação Secundária Feminina
Lígia Bugalho
Maria, Senhora de Mim
Pateo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz;
Prémio para Melhor Interpretação Secundária Masculina
Mário Filipe
Brincadeiras
Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal;
Prémio para Melhor Interpretação Principal Feminina
Ana Graça
Restos
CCDTML – Centro Cultural e Desportivo os Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa;
Prémio para Melhor Interpretação Principal Masculina
Rui Leitão
Brincadeiras
Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal;
Prémio para Melhor Encenação
Cláudio Hochman
Brincadeiras
Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal;
Prémio "Ruy de Carvalho" Melhor Espectáculo
Brincadeiras
Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portuga